Conheça o novo BMW X3 2018, agora com a plataforma CLAR.
Se você não for um fã da BMW, provavelmente vai achar que a nova geração do X3, mostrada hoje em Spartanburg, nos EUA, é mais do mesmo. Uma aparência que nos leva à reflexão que já fizemos sobre o exagero no chamado family face, mas que apenas esconde o ouro. Isso porque o novo BMW X3 2018, agora em sua terceira geração, chamada de G01, é construída sobre a nova plataforma CLAR (de Cluster Architecture), a modular da marca da Baviera, já usada nos Série 5 e 7 e com estreia marcada para o Série 3. O novo BMW X3 tem 4,72 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,86 de entre-eixos. Isso em sua versão M40i, equipada com o motor 3.0 TwinPower de 6 cilindros, que rende 360 cv de 5.500 rpm a 6.500 rpm e 51 kgfm de torque de 1.520 rpm a 4.800 rpm.
As outras duas versões apresentadas no lançamento, a xDrive20d e a xDrive30d, movidas a diesel, são pouca coisa menores: 4,71 m de comprimento e 1,89 m de largura, com as mesmas medidas de altura e entre-eixos. A 20d usa um motor 2 litros de 4 cilindros, que entrega 190 cv a 4.000 rpm e 40,8 kgfm de 1.750 rpm a 2.500 rpm. A 30d vem com um 3.0 de 6 cilindros, capaz de gerar 265 cv a 4.000 rpm e 63,2 kgfm de 2.000 rpm a 2.500 rpm. A transmissão, para as 3 versões, é sempre a automática de 8 marchas da ZF.
Além da mudança de plataforma, a BMW diz que o X3 está mais aerodinâmico e, por isso, mais eficiente em consumo de combustível. A versão M40i vai de 0 a 100 km/h em 4,8 s e atinge a máxima de 250 km/h.
Tirando isso, o que mais deve chamar a atenção dos candidatos a proprietários são o head-up display, 75% maior que o usado no X3 anterior e totalmente colorido, e a tela de 10,25″ do sistema multimídia, sensível ao toque e também com controle por gestos. As vendas devem começar em novembro nos EUA, com preço a ser anunciado próximo da comercialização. Por aqui, contando os 6 meses regulamentares de homologação, espere pela novidade apenas em 2018.
Fonte: Carplace. 26/06/2017 | Por: Gustavo Henrique Ruffo.