A Renault do Brasil prepara o lançamento do seu modelo sub-compacto Kwid no Brasil no próximo mês de novembro. O veículo que terá como missão posicionar-se de forma competitiva entre os mais baratos do Brasil, rivalizando com o Fiat Mobi.
O Renault Kwid será ofertado no Brasil com suas opções de motores. Inicialmente chega o Kwid 1.0, mesmo propulsor tri-cilíndrico adotado no Nissan March. Entretanto, para rivalizar com o Mobi, a Renault terá também uma versão de acesso do Kwid, equipado com o motor de 800 cc. Esse propulsor 0.8L, que equipa o modelo de acesso do Kwid na Índia, tinha sido descartado para o Brasil.
Entretanto, uma mudança de planos recente da marca, informada pela Revista Quatro Rodas, recolocou o propulsor menor como opção no mercado brasileiro. Dessa forma, o tri-cilíndrico 0.8L vai equipar uma versão do Kwid que chega posteriormente, e que terá como objetivo disputar o título de carro mais barato do Brasil.
Desempenho e consumo
Trata-se do mesmo motor 0.8L adotado no Kwid indiano, com três cilindros, doze válvulas e potência de 54 cavalos @ 5.800 RPM e torque máximo de 7,2 Kgfm @ 4.350 RPM, estando sempre associado com uma transmissão manual de cinco marchas, que, segundo a Renault é capaz de propiciar médias de consumo de 25,17 Km/l de gasolina - marca obtida segundo normas de aferição indianas.
Esse propulsor é capaz de acelerar o Kwid de 0 a 100 Km/h em 12,6 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 143 Km/h. Em termos dimensionais, o Renault Kwid mede 3,68 metros de comprimento, 1.58 metros de largura, 2,42 metros de distância entre-eixos, e seu porta-malas é de 300 litros. Com tais dimensões, e um capô curto, o Renault Kwid consegue oferece um porta-malas no nível do Hyundai HB20, e um bom espaço interno.
Conclusão
O Renault Kwid chega este ano ao mercado nacional com uma proposta estética diferenciada para o segmento de sub-compactos, inspirada em um SUV. Além disso, terá como novidade o motor 0.8L, que, se por um lado limitará sua performance, tem tudo para ser um campeão em termos de consumo de combustível - aspecto cada vez mais valorizado pelos consumidores. Fonte: CarBlog