A Honda do Brasil confirmou, em evento regional para imprensa especializada realizado em Goiânia (GO), na semana passada, que terá no Brasil o motor 1.0 turbo flex. Apesar de a assessoria de imprensa da empresa não ter dado maiores detalhes técnicos do motor, sabe-se que se trata de uma unidade tri-cilíndrica com tecnologia Earth Dreams, que contempla redução de atrito interna, ciclo Atkinson, VTEC com VTC (Variable Timing Control), injeção direta e FlexOne.
Esse propulsor deverá ofertar cerca de 140 cavalos e torque máximo acima de 20 Kgfm, e provavelmente equipará os modelos de acesso do line-up da marca no Brasil - Honda Fit (veja avaliação deste carro clicando aqui) e Honda City (veja avaliação deste carro clicando aqui), em substituição ao atual quatro cilindros 1.5 de 116 cavalos e 15,3 Kgfm de torque. Com a troca do motor 1.5 aspirado pelo 1.0 Earth Dreams Turbo Flex, a Honda terá não só mais potência e torque, mas ganhos em termos de eficiência e custos, já que o 1.0 Turbo é mais econômico e implica em uma alíquota de IPI menor, de 7%, no lugar dos 11% dos motores 1.5 flex.
Além disso, a Honda terá no Brasil também o motor 1.5 Turbo Earth Dreams, que equipará a nova geração do Honda Civic, que chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2016. No mesmo evento a Honda descartou o lançamento no Brasil do modelo sub-compacto Brio - vendido no mercado asiático.
Ademais, o Honda BR-V, crossover derivado do Brio, apresentado recentemente na Indonésia, também está descartado para o mercado nacional. Segundo a Honda, esses dois modelos são desenvolvimentos específicos para os mercados asiáticos, não se adequado à realidade do mercado brasileiro. Fonte: CarBlog